top of page

Eleição da Corte Momesca consagra representantes do Carnaval de Duque de Caxias

  • Cesar Moutinho
  • há 20 horas
  • 2 min de leitura
"A ACDUC tem papel fundamental no resgate do carnaval do Município de Duque de Caxias
Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado RJ, Danielle Barros: "A ACDUC tem papel fundamental no resgate do carnaval do Município de Duque de Caxias"


Por: Cesar Moutinho


Se depender da ACDUC (Associação Carnavalesca de Duque de Caxias), o carnaval de Duque de Caxias não vai morre e tampouco acabar. A instituição fundada em 18 de dezembro de 1979, a qual tem a frente o presidente Jean Caxias, resiste como pode para manter a chama da festa de momo acesa na cidade. No último dia 13 de fevereiro (sexta-feira), às dependências da Lira de Ouro foi palco da escolha da corte real. Com forte presença de torcidas organizadas e ampla participação da comunidade. Foram eleitos como Rei Momo Marcos Vinícius; como Rainha Lyandra Trovão ; como 1ª Princesa Greice Pereira; como 2ª Princesa Rayssa Guedes; como Rainha Trans Camilla Abravanel e como Cidadão do Samba, Gustavo Xavier. A nova Corte representará oficialmente o Carnaval do município ao longo de um ano, com participação em eventos e ações culturais no Estado do RJ.

O evento contou com um júri formado por representantes do Carnaval carioca, que foram responsáveis por avaliar critérios como comunicação, alegria, popularidade, cadência e samba no pé.


Foram eleitos como Rei Momo Marcos Vinícius; como Rainha Lyandra Trovão ; como 1ª Princesa Greice Pereira; como 2ª Princesa Rayssa Guedes; como Rainha Trans Camilla Abravanel e como Cidadão do Samba, Gustavo Xavier

A cerimônia também contou com a presença da representante da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que prestigiou o evento e reforçou a importância do incentivo às manifestações culturais na região. "A ACDUC tem papel fundamental no resgate do carnaval do Município de Duque de Caxias. Confesso estar bastante feliz em participar desse evento de cunho cultural na escolha da Corte Monesca da cidade. Entretanto, vale destacar que através do carnaval raiz descobre-se e são revelados novos talentos. A Secretaria de Estado e Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, segue de mãos dadas com a ACDUC para que a maior festa popular do planeta ganhe as ruas de Caxias", destacou Danielle Barros.


A eleição foi realizada pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC). O Presidente da entidade, Jean da Silva Caxias, destacou a importância da iniciativa: “A eleição da Corte Momesca reafirma a grandiosidade do nosso Carnaval e a importância de termos representantes da cultura de Duque de Caxias.”Prossegue.  “A Corte tem um papel fundamental no fomento do Carnaval da nossa região. Durante esse um ano de reinado, nossos representantes serão embaixadores do samba caxiense, e assim, irão trazer visibilidade, fortalecendo ainda mais a cultura popular de Duque de Caxias", frisou.

 

Comentários


bottom of page