Por: Cesar Moutinho
Hoje, dia 25 de Agosto, é aniversário do Patrono do município: Brigadeiro Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. No museu do bairro Taquara, existe um busto do Pacificador e num dos portões de entrada no centro da cidade ainda há uma estátua do Patrono no cavalo. O nome da nossa cidade homenageia o Duque de Caxias, que é patrono do Exército brasileiro: Luís Alves de Lima e Silva. A partir de 1923, o dia 25 de agosto passou também a ser comemorado o Dia do Soldado.
Este ano, os desfile cívico/militar deu lugar, a discreta homenagem ao ilustre personagem do município de Duque de Caxias, que fora antecipada para a última terça-feira (22), no Museu Histórico, no bairro Taquara, terceiro distrito. A programação festiva começou às 8h, com atividades e serviços oferecidos aos alunos das redes pública e privada e moradores da localidade.
A partir das 10h, militares do Comando Militar do Leste prestaram homenagem ao militar que nasceu em 1803, naquele local, com leitura do texto alusivo à data. Durante o cerimonial, também teve espaço para a exposição de viaturas de combate, formação de militares do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado e apresentação da banda do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares.
As homenagens ao patrono do município e do Exército voltam este ano, após a paralisação por dois anos por conta da pandemia do coronavírus. O Museu Histórico Duque de Caxias está localizado na Avenida Automóvel Clube, na área da antiga Fazenda São Paulo. No local, os visitantes encontram armas da época, utensílios domésticos da família, além de ferramentas e cópia de documentos históricos. O Museu fica aberto durante o ano para visitação guiada e agendada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Durante toda a manhã, as Secretarias de Educação, de Cultura e Turismo, Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos promoveram atividades e serviços. As crianças puderam participar de jogos pedagógicos das oficinas “pinta cara” e de caricatura e pintura, além de ouvir histórias e conhecer o que é produzido pelos artesãos do município. A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal distribuíram mudas de espécies nativas e fizeram doação de filhotes de animais. O evento também ficou reservado para, orientações sobre trabalho infantil e informações sobre Cadastro Único para os programas sociais do governo federal, entre outros serviços.
Moradora do bairro da Taquara, em Duque de Caxias, Renata Ferreira enfatiza sua indignação numa tão memorável da cidade. "Que triste! não se comemora mais, o dia do Duque de Caxias Patrono do nosso município que gerou o nome do mesmo. Me lembro dos tempos áureos dos desfiles, era tudo muito lindo! desfilei anos pela escola, e cadê?? Tudo se acabou, é de doer o coração", indignou-se.
Comments