top of page

Vereadores movem ações do Poder Legislativo de Caxias

  • Cesar Moutinho
  • 17 de set.
  • 2 min de leitura

Vereadores apontaram necessidades de reformas de praças e escolas, caçambas do Programa Jogue Limpo, asfalto, entre outras melhorias
Vereadores apontaram necessidades de reformas de praças e escolas, caçambas do Programa Jogue Limpo, asfalto, entre outras melhorias


Uma das atribuições dos vereadores é encaminhar indicações apontando demandas do município à prefeitura e, na sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada no dia 16/09, foram lidas diversas solicitações.


Entre elas, a construção de uma escola no bairro Pilar, instalação de caçambas do Programa Jogue Limpo com Duque de Caxias nos bairros Vila Rosário e Jardim 25 de Agosto, construção de quadra society no bairro Itatiaia, pavimentação asfáltica nos bairros Cangulo, Parque Eldorado e Saracuruna, reformas e revitalização de praças em Xerém e Vila Leopoldina, instalação de placas de sinalização na Vila Oito de Maio, e reforma de escola no Parque Lafaiete.


Ainda foram solicitadas que a praça do Periquito possa receber a Unidade Itinerante do Rio Imagem, a instalação de brinquedos adaptados e inclusivos para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na Praça da Mantiqueira, em Xerém, a substituição de manilhas e da rede de esgoto na Vila Santo Antônio, e a disponibilização de uma unidade do Castramóvel na Praça da Cacau, no bairro Jacatirão.


Projetos de Lei

A Mesa Diretora da Câmara apresentou projeto de lei instituindo o Boletim Oficial Legislativo como meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos da Câmara de Duque de Caxias.


O PL da vereadora Delza de Oliveira (MDB) também foi lido por ela, que secretariava os trabalhos da Mesa, no Expediente do Dia. A proposta visa a criação da rua do Grau, um espaço destinado a prática de manobras de motocicletas. Os PLs serão analisados pelas comissões permanentes da Casa para a emissão dos pareceres.


Manifestações

Na tribuna, os vereadores abordaram assuntos relevantes, entre eles, a situação de algumas empresas terceirizadas que não cumprem as suas responsabilidades com os funcionários e com os direitos trabalhistas dos demitidos, o que tem gerado constantes reclamações e apontamentos na Câmara quanto ao número de demissões.


Também foram citadas as realizações do governo municipal na saúde, como a construção de unidades nos bairros, os atendimentos nos hospitais do Coração e do Olho e a preocupação de atingir a meta do Ministério da Saúde para que Duque de Caxias tenha mais de 50% de cobertura de saúde.


Outro destaque foi em relação aos trabalhos da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação. Os vereadores ressaltaram a importância das ações da pasta que tem à frente a secretária Christina Barichello, como a Fazendinha do Autista, em Xerém, e a Casa do Autista que será construída no município.


Na tribuna, também foram citados o Programa Tarifa Zero que tem ampliado as suas linhas, as várias obras em andamento e a realização de concursos como o da Guarda Municipal e o de Agentes de Combate a Endemias e Comunitários de Saúde, além do Processo Seletivo da Educação que está com as inscrições abertas.


Em todos os discursos, os vereadores colocaram as suas posições favoráveis e contrárias aos temas, porém, em todos, eles reforçaram que a Câmara é um espaço democrático e que as divergências são também positivas para o avanço do município e para que o governo municipal possa reavaliar algumas ações.


Comentários


bottom of page