top of page

Saúde de Caxias realiza ação no combate à tuberculose na Praça Nelson Mandela

  • Cesar Moutinho
  • 11 de ago.
  • 2 min de leitura
A ação especial contra a Tuberculose, contou também com programas de Hanseníase, Hipertensão, Diabetes e Tabagismo, entre outros
A ação especial contra a Tuberculose, contou também com programas de Hanseníase, Hipertensão, Diabetes e Tabagismo, entre outros


No último dia 06 de agosto, foi celebrado o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose. Em Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), a data ganhou uma ação especial de saúde, na Praça Nelson Mandela (Centro-DC). Essa ação contou ainda com a participação de outros programas.



“O nosso município, em parceria com a SES-RJ, promoveu essa ação especial contra a Tuberculose, juntamente com os programas de Hanseníase, Hipertensão, Diabetes e Tabagismo, entre outros. Escolhemos a Praça Nelson Mandela para que a população da Vila Nova e da região central da cidade possa ter acesso às informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças”, declarou a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no município, Dra. Maria Cristina Gil.



A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas que pode atingir outros órgãos. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas eliminadas por pessoas com tuberculose ativa ao tossir, falar ou espirrar. Ambientes fechados e com pouca ventilação facilitam a disseminação da doença. Duque de Caxias conta com o Programa de Combate à Tuberculose (PCT) nos quatro distritos. O programa faz acolhimento, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Centro Municipal de Saúde (adulto e infantil), nas UPHs Xerém, Pilar, Campos Elíseos, Parque Equitativa, Saracuruna e Imbariê, UBS Antônio Granja, UBS Adilson Braga (Bom Retiro) e todas as unidades de Estratégias da Saúde da Família (USFs).



“A Secretaria Estadual de Saúde está junto com a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias e suas equipes nas ações que têm o objetivo de ampliar e de reforçar com a população as ações de conscientização e de prevenção, principalmente na questão da Tuberculose, por ser um dos municípios com maior carga de tuberculose no estado”, destacou Marneili Martins, Gerente do Programa Estadual de Saúde da SES-RJ.



O combate à Hanseníase, que em todo o estado é comemorado no dia 5 de agosto, foi outro ponto alto da ação. O município de Duque de Caxias também disponibiliza o tratamento e o acompanhamento da Hanseníase nas seis Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), no Centro Municipal de Saúde (CMSDC), no UBS Antônio Granja, no Hospital Municipal Duque e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O tratamento dura, em média, de seis meses a um ano, e os medicamentos são seguros e eficazes. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida.


A ação especial contra a Tuberculose, contou também com programas de Hanseníase, Hipertensão, Diabetes e Tabagismo, entre outros


Comentários


bottom of page