top of page

História de vida de Luana vira exposição no Ela Shopping

  • Cesar Moutinho
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

A exposição fica aberta ao pública até o dia 28 de maio, no primeiro piso do Ela Shopping

A exposição fica aberta ao pública até o dia 28 de maio, no primeiro piso do Ela Shopping


Por: Cesar Moutinho


Mulher de fibra, símbolo de superação, destemida, Luana está além do seu tempo e reconhecidamente tem a sua história de vida retratada no município de Duque de Caxias. Trata-se da exposição que foi aberta ao público no último dia 12 de maio e vai até o dia 28 deste mês, no primeiro piso do Ela Shopping. A coletânea de baners exibindo imagens legendadas  dão uma visão cronológica da trajetória cultural e social da baiana nascida na cidade de Salvador.


Na oportunidade da abertura da exposição, familiares, artistas, ativistas culturais, imprensa local e pessoas ligadas a matizes africanas marcaram presença. Bastante comovida com a homenagem, Luana reverenciou a iniciativa da administração do Ela Shopping. "O que deve ser dito e evidenciado, é o valor que o empresário Celso Pariz dá à mulher. Basta olharmos para a sua brigada de funcionárias. Ele sabe nitidamente a importância que a mulher tem para família e a sociedade como um todo. Visionário e antenado, Celso Pariz acompanha a minha trajetória há muito tempo. Na verdade, estou com a minha auto estima super elevada ao receber pela primeira vez na cidade de Duque de Caxias, esse combustível de reconhecimento. Gratidão, é a palavra mais adequada para expressar o que estou sentindo nesse momento", destacou Luana.


- É uma honra para o ELA SHOPPING poder retribuir a essa grande personagem de nosso município. Luana  é símbolo de luta e coragem. O ELA SHOPPING valoriza nosso município e seus destaques nas mais diversas áreas de atuação.Tentamos sempre que possível inserir personalidades do  nosso cotidiano em nossa divulgação. Ao zelar pela cultura e social, convidamos o público para comparecer a exposição. Prestigie", convida Celso Pariz.


                                               HISTÓRICO

Mãe do Julio e Michele; Luana também é vó de Dandara, Gaia, Kênia, Zaion e Caetano. Recentemente transferiu a presidência  do Instituto Afro Cultural Ojuobá-Axé, fundado em 1985, no bairro de Centenário,  para o seu filho Julio Guimarães. Lá são mantidas 287 crianças na prestação de serviço SÓCIO/CULTURAL solidário. Atividades recreativas e esportivas, cultura afro, café da manhã, almoço e jantar, de segunda à sexta-feira, elencam  o projeto há quatro décadas. Como símbolo da resistência pioneira do povo preto em Duque de Caxias, Luana foi responsável pela fixação do primeiro Busto do Zumbi dos Palmares em território brasileiro, fato este ocorrido em Caxias no ano de 1986. Mais tarde, precisamente no ano de 2003, o busto foi substituído pelo primeiro e único monumento da imagem de Zumbi dos Palmares no país; instalado nas esquinas da Rua José de Alvarenga, com a Avenida Presidente Kennedy, no centro da cidade. Incansável, Luana protagoniza o projeto "Oyá Brilho do Sol no Glamour das Favelas". Maiores detalhes, venha ver de perto a exposição memorável produzida por: Luciana Freitas.





O Ela Shopping, fica na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, 1.777 - centro - Duque de Caxias.

1 comentario


Jonathan Cesar
Jonathan Cesar
há 41 minutos

SENSACIONAL A BIOGRAFIA!!

Me gusta
bottom of page