O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou no fim da manhã desta segunda-feira (30) trocas em duas diretorias do Banco Central (BC). Os anúncios foram feitos em coletiva de imprensa, após reunião de Haddad com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Paulo Picchetti será diretor de assuntos internacionais do BC, em substituição a Fernanda Guardado. Picchetti é doutor em Economia e professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Rodrigo Alves Teixeira assume a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, atualmente sob comando de Maurício Moura. Segundo o jornal Valor Econômico, Teixeira, doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), é servidor de carreira do BC, mas atuava como cedido na Casa Civil.
O anúncio de Haddad sobre as mudanças na autoridade monetária acontece logo após falas de Lula sobre a meta de déficit zero, que desagradaram o mercado, e às vésperas de reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) que deve definir novo corte no juro básico da economia.
Comments