top of page

Grande Rio pisa forte na avenida na busca por mais um título

agenciamaster20027

Grande Rio
A Tricolor de Caxias, recebeu calorosa recepção do público que compareceu ao Sambódromo


Por: Fernanda Farias


Na noite do último sábado (03/02), Acadêmicos do Grande Rio, apresentou seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, e mostrou porque hoje faz parte da elite das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca.  Após a lavagem, precisamente às 20hs, a verde, vermelho e branco de Duque de Caxias, adentrou na avenida e recebeu calorosa recepção do público que compareceu ao Sambódromo.

 

Com o enredo : ”Nosso destino é ser onça”; de autoria dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora; que traduz o símbolo de luta e resistência inspirado em um mito indígena da tribo Tupinambá, que tem a onça como um ser poderoso. Diante do palco iluminado,  a comunidade vestia a estampa de onça por todos os lados, mostrando toda a força com o samba afiado em busca do bicampeonato.




 

Ao se posicionar no primeiro recuo da bateria, O intérprete Evandro Malandro, entoou no esquenta o samba vencedor de 2022, “Fala Majeté” e mexeu com o público. Logo em seguida, começou com “ Trovejou, escureceu, onde as luzes da Sapucaí se apagaram por alguns segundos, marcando a noite apoteótica do ensaio da escola representante do samba de Caxias. 

 

A comissão de frente com roupas que imitavam a pele de onça, comandados pelo casal Hélio e Beth Bejani. Os integrantes da comissão usaram duas passadas do samba para realizar as suas apresentações e imitavam o trajeto da onça com o simbolismo do mito Tupinambá em meio a floresta.

 

O primeiro casal Daniel Werneck e Taciana Couto, mostrou uma ótima sincronia aos olhos de encantamento do público que acompanharam o ensaio. Daniel e Taciana, diga-se de passagem exibiram uma coreografia dominante com gestos que apresentam movimentos que remetem ao indígena, ao místico com toda sutileza entre passos e contra passos do casal. 




 

A bateria da Grande Rio, comandada pelo mestre Fafá, foi bastante aplaudida com os destaques de afinação de surdos. O entrosamento entre tamborins e chocalhos foi um dos pontos altos da bateria, com um ritmo bastante equilibrado da "Invocada".

 

Reinando à frente da bateria, Paolla Oliveira,  estreou na função em 2009 e repetiu a dose em 2010. Depois de 10 anos afastada, voltou em 2020 e não deixou mais o posto. Com fantasia de lua toda prateada, exibia uma linda indumentária transformando-se no centro das atenções da noite. Carisma, samba no pé e malícia nas paradinhas da bateria, fizeram com que a Rainha causasse frisson, levando o público ao delírio nas arquibancadas.




 

Encerrando o desfile em 1h e 9 minutos, os componentes festejaram. Tudo ocorreu bem dentro do tempo previsto. A tricolor de Caxias, promete levar para avenida rituais de cura para alguns povos indígenas, de caça, de xamanismo, que traduzem maior desenvolvimento espiritual, de encantarias do Nordeste e do Norte do Brasil.

 

O presidente da Acadêmicos do Grande Rio, Milton Perácio ficou satisfeito com o resultado final do ensaio técnico da escola na Marquês de Sapucaí. "Estou vivendo um momento especial por estar mais uma vez aqui hoje. A Grande Rio como acontece todos os anos vem com muita garra e força para essa disputa acirrada das escolas de samba do Grupo Especial. Estou convicto que esse enredo vai explodir na avenida. Guardados a sete chaves,  surpresas à serem apresentadas no carnaval da nossa escola prometem levar o público ao delírio. Esse ensaio técnico, foi apenas um gostinho do que iremos apresentar na avenida. Aguardem!", finalizou Perácio.

 

De acordo com a Liga da Escolas de Samba (LIESA), a Acadêmicos do Grande Rio será a quarta escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, no domingo de carnaval (11/02).

 


Comments


bottom of page