top of page

Casa da Amizade e Assecampe unidas no Projeto Mulheres Inspiram Meninas Adolescentes

Cesar Moutinho

CASA DA AMIZADE
Casa da Amizade de Duque de Caxias, em ação, prestando serviço social através do “Projeto Mulheres Inspiram Meninas Adolescentes”



Por Cesar Moutinho


Se depender da Casa da Amizade de Duque de Caxias, o serviço social sempre estará presente na vida dos adolescentes e jovens da comunidade de Campos Elíseos e adjacências.


Tendo como objetivo promover a inspiração para as meninas adolescentes que participam do projeto, com idade de 13 a 18 anos, sempre focando a educação social, saúde e respeito, para atingir a autoconfiança e autoestima das mesmas.


Estão sendo oferecida, palestras e rodas de conversas ministradas por educadores, psicólogos , advogados e agentes de saúde, são realizadas semanalmente no auditório da Assecampe, em parceira da Casa da Amizade.  Segundo Marlene Lisboa, advogada Previdenciária e membro da Casa da Amizade e sua equipe, a essência do Projeto MULHERES INSPIRAM MENINAS ADOLESCENTES é ajudar à quem precisa através da comunicação interativa - disse. "O projeto prevê implantação de múltiplas atividades e ações de cidadania e proteção civil para meninas adolescentes de 13 a 18 anos de idade. Em síntese, promovemos a disciplina, incentivando o espírito de equipe, o protagonismo social  e a formação de cidadãs conscientes e responsáveis que contribuam para a segurança da comunidade", destacou.


Na grade dos temas desenvolvidos listam: Educação Social; Assistência Social, Saúde e Higiene, Psicologia e Finanças, Violência Doméstica e Assédio Sexual e moral.





No último sábado (24), a palestra sobre Importunação e Assédio Sexual e moral ministrada pela nossa companheira Dra. Marlene D'Almeida, transformou-se num verdadeiro fórum de debate. Ana Luysa de apenas 15 anos, moradora de Campos Elíseos, destacou o conteúdo e qualidade dos condutores da palestra. "A forma prática, franca e objetiva desse tema que tanto aflige silenciosamente a vida de jovens adolescentes deve ser descortinado.  Hoje muitas de nós podemos absorver com clareza o tema em debate", evidenciou.


- Minha mãe me teve aos 17 anos de idade - comentou Kauany Ventura (17), moradora do bairro Santa Cruz da Serra. A violência está cada vez maior ultrapassando índices inimagináveis. Tudo começa pelo respeito e conhecimento nunca é demais. Desde que começou o projeto essa é a minha quarta participação. A atmosfera é boa e bastante proveitosa, principalmente nessa faixa etária de nossas vidas. A abordagem sobre Gravidez Precoce, Orientação Sexual, Planejamento Familiar, Planejamento Reprodutivo e Métodos Anticonceptivos foram livremente debatidos. A prevenção é o melhor remédio para remediar sequelas que podemos levar para o resto da vida - frisou Kauany que também levantou a bandeira sugerindo a participação dos meninos nas palestras.


O Projeto MULHERES INSPIRAM MENINAS ADOLESCENTES tem duração de seis a doze meses. Na lista de parceiros constam: Psicólogos, Professores, Assistente Social, Agentes de Saúde, Profissional da Área Jurídica, ASSECAMPE (Associação das Empresas de Campos Elíseos), Projeto Juventude APELL-CE, Rotary Clube Duque de Caxias, Vasconcellos Auto Escola e Studio de Beleza Feromoni.


Palestrantes convocados: Professora Angélica Terezinha Rodrigues da Costa; Dra. Roseane Soares G. dos Santos (Assistente Social); Dra. Vivian Fernanda F. Soares Magalhães (Saúde e Higiene); Dra. Alanah C.S Fernandes Martins (Psicóloga); (Violência Doméstica) e Dra. Marlene D'Almeida (Assédio Sexual e moral).

Comments


bottom of page