
Por Cesar Moutinho
Se depender da Casa da Amizade de Duque de Caxias, o serviço social sempre estará presente na vida dos adolescentes e jovens da comunidade de Campos Elíseos e adjacências.
Tendo como objetivo promover a inspiração para as meninas adolescentes que participam do projeto, com idade de 13 a 18 anos, sempre focando a educação social, saúde e respeito, para atingir a autoconfiança e autoestima das mesmas.
Estão sendo oferecida, palestras e rodas de conversas ministradas por educadores, psicólogos , advogados e agentes de saúde, são realizadas semanalmente no auditório da Assecampe, em parceira da Casa da Amizade. Segundo Marlene Lisboa, advogada Previdenciária e membro da Casa da Amizade e sua equipe, a essência do Projeto MULHERES INSPIRAM MENINAS ADOLESCENTES é ajudar à quem precisa através da comunicação interativa - disse. "O projeto prevê implantação de múltiplas atividades e ações de cidadania e proteção civil para meninas adolescentes de 13 a 18 anos de idade. Em síntese, promovemos a disciplina, incentivando o espírito de equipe, o protagonismo social e a formação de cidadãs conscientes e responsáveis que contribuam para a segurança da comunidade", destacou.
Na grade dos temas desenvolvidos listam: Educação Social; Assistência Social, Saúde e Higiene, Psicologia e Finanças, Violência Doméstica e Assédio Sexual e moral.

No último sábado (24), a palestra sobre Importunação e Assédio Sexual e moral ministrada pela nossa companheira Dra. Marlene D'Almeida, transformou-se num verdadeiro fórum de debate. Ana Luysa de apenas 15 anos, moradora de Campos Elíseos, destacou o conteúdo e qualidade dos condutores da palestra. "A forma prática, franca e objetiva desse tema que tanto aflige silenciosamente a vida de jovens adolescentes deve ser descortinado. Hoje muitas de nós podemos absorver com clareza o tema em debate", evidenciou.
- Minha mãe me teve aos 17 anos de idade - comentou Kauany Ventura (17), moradora do bairro Santa Cruz da Serra. A violência está cada vez maior ultrapassando índices inimagináveis. Tudo começa pelo respeito e conhecimento nunca é demais. Desde que começou o projeto essa é a minha quarta participação. A atmosfera é boa e bastante proveitosa, principalmente nessa faixa etária de nossas vidas. A abordagem sobre Gravidez Precoce, Orientação Sexual, Planejamento Familiar, Planejamento Reprodutivo e Métodos Anticonceptivos foram livremente debatidos. A prevenção é o melhor remédio para remediar sequelas que podemos levar para o resto da vida - frisou Kauany que também levantou a bandeira sugerindo a participação dos meninos nas palestras.
O Projeto MULHERES INSPIRAM MENINAS ADOLESCENTES tem duração de seis a doze meses. Na lista de parceiros constam: Psicólogos, Professores, Assistente Social, Agentes de Saúde, Profissional da Área Jurídica, ASSECAMPE (Associação das Empresas de Campos Elíseos), Projeto Juventude APELL-CE, Rotary Clube Duque de Caxias, Vasconcellos Auto Escola e Studio de Beleza Feromoni.
Palestrantes convocados: Professora Angélica Terezinha Rodrigues da Costa; Dra. Roseane Soares G. dos Santos (Assistente Social); Dra. Vivian Fernanda F. Soares Magalhães (Saúde e Higiene); Dra. Alanah C.S Fernandes Martins (Psicóloga); (Violência Doméstica) e Dra. Marlene D'Almeida (Assédio Sexual e moral).
Comments