Agosto Lilás: Um Chamado Contra a Violência
- Cesar Moutinho
- 20 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de ago.
A campanha tem como principal objetivo alertar a sociedade na importância da prevenção e enfrentamento à violência doméstica familiar

Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Intitulada Agosto Lilás , a campanha tem como principal objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Violência contra a mulher: um problema social e estrutural
A violência contra a mulher não se limita à agressão física. Ela pode se manifestar de diversas formas: Violência psicológica: ameaças, humilhações, manipulações e chantagens; Violência moral: calúnia, difamação e injúria; Violência sexual: atos forçados ou sem consentimento; Violência patrimonial: retenção ou destruição de documentos, bens ou valores e Violência física: empurrões, tapas, socos ou qualquer forma de agressão ao corpo.
Durante todo o mês de agosto, a ASSECAMPE , através do Processo APELL-CE , reforça seu compromisso com a conscientização, o enfrentamento e a prevenção da violência contra a mulher por meio da campanha Agosto Lilás . A iniciativa busca dar visibilidade ao tema e mobilizar colaboradores, associados e a comunidade para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres.
A ASSECAMPE acredita que o conhecimento é uma das ferramentas mais poderosas contra a violência. Por isso, ao longo do mês de agosto, promovemos ações internas e externas para estimular o debate, informar e orientar.
Ações do Processo APELL-CE no Agosto Lilás:
Palestras e rodas de conversa com profissionais especializados na área de direitos humanos e enfrentamento à violência de gênero;
Espaços de escuta e acolhimento para alunos que desejarem orientação.
Que o Agosto Lilás inspire ações concretas o ano inteiro, dentro e fora da nossa instituição. Em uma ação simbólica, alunas do Processo APELL-CE levantaram suas vozes contra frases tóxicas.
Iniciativa de grande valia pra lançar luz sobre uma mazela que nos assola todos os dias e que deve ser superado pela sociedade. Solidariedade a todas as mulheres!
Excelente iniciativa! Muito bom.