top of page

Acadêmicos do Grande Rio Escolhe hino para o carnaval 2026

  • Cesar Moutinho
  • 22 de set.
  • 3 min de leitura
Paolla Oviveira junto com o Patrono da Grande Rio, Jayder Soares, deram boas vindas a Virgínia Fonseca na passagem da corôa de Rainha de Bateria da escola
Paolla Oviveira junto com o Patrono da Grande Rio, Jayder Soares, deram boas vindas a Virgínia Fonseca na passagem da corôa de Rainha de Bateria da escola

 

 Por: Cesar Moutinho

Fotos: Julio Ricardo

 

Em noite de gala, a Acadêmicos do Grande Rio, escolheu no último sábado (20) o samba-enredo que levará para a avenida no carnaval 2026. Das cinco composições finalistas, o samba de autoria de Picanso e cia., levou a melhor, de acordo com a decisão da diretoria da escola. A disputa também serviu para marcar a coroação da influencer Virgínia Fonseca como rainha de bateria e de Paolla Oliveira como rainha de honra da escola. A verde, vermelho e branco de Caxias defende o enredo "A Nação do Mangue", sobre o movimento Manguebeat, de autoria do carnavalesco Antônio Gonzaga.


ree

 

- A escolha do samba enredo é determinante na construção do carnaval de qualquer agremiação. A Acadêmicos do Grande Rio ocupa hoje o grupo seleto das escolas de samba do Rio de Janeiro, basta observar às colocações dos últimos anos. Junto com essa ascensão veio o aumento da responsabilidade de todos seguimentos da nossa escola. Carnaval hoje é comprometimento coletivo. Passamos da primeira fase, o samba que leva a assinatura de Ailson Picanso, Marquinho Paloma, Davison Wendel, Xande Pieroni e Marcelo Moraes caiu nas graças dos componentes da nossa escola e público em geral.  É com esse espírito de união que iremos buscar mais um título - enfatizou o presidente da Tricolor de Caxias, Milton Perácio.


ree

 

O interprete Evandro Malandro enalteceu a qualidade dos cinco sambas finalistas. "Estamos vivendo um momento atípico. São cinco grandes obras. A escolha do hino da Grande Rio, certamente foi decida no detalhe. Agora é mergulhar na lama dos manguezais de Pernambuco que de lá brota cultura", profetizou Evandro Malandro.

 
Coroação da Rainha da Bateria Virgínia

ree

 


ree

No calor da emoção, Paolla Oliveira foi ovacionada pelo público. Ao passar o reinado de Rainha da Bateria para Virgínia Fonseca, a atriz global trazia um cartaz com os dizeres "Obrigado Caxias",  em agradecimento ao período que reinou, a frente a bateria do mestre Fafá, à quem rendeu todas homenagens, bem como ao presidente de Honra Jayder Soares, Helinho de Oliveira. "Não posso deixar de registrar o carinho que recebi de todos os componentes da escola. Agora vou desfilar como Rainha de Honra; é uma honra continuar fazendo parte da família Grande Rio", resumiu Paolla.


ree

 

Coroada como Rainha da Bateria, a influencer Virgínia Fonseca, não poupou agradecimentos a direção da escola. "A ficha ainda não caiu. Estou vivendo um fato novo. Quero registrar o acolhimento e carinho que venho recebendo de todos vocês. Não faltarão, empenho, dedicação e comprometimento da minha parte, com o intuito de honrar um cargo de tamanha importância dentro da escola", afirmou Virgínia.

 

A Acadêmicos do Grande Rio será a terceira escola de samba a desfilar na Marquês de Sapucaí, na terça-feira de carnaval.


ree

 

Confira a letra:

Respeite os tambores do meu Ilê

Respeite a cadência do meu ganzá

À frente o estandarte do meu povo

Anuncia um tempo novo que nos faz acreditar!

Eu sou do mangue, filho da periferia.

Sobre uma palafita, Grande Rio anunciou

Ponta de lança e daruê

Dobra o gonguê... A revolução já começou!

Lá vem caboclo herdeiro de Zumbi

A nação está aquiNão se curva ao poder

Escute, nossa gente vem da lamaResistência que inflama

Quando toca o xequerê

É casa de gueto! Casa de gueto!

Nossa voz que não se cala

Batuque sem medo por direito é o toque das alfaias

Eu também sou carangueiro da beira do igarapéIgapó trabalha cedo, cata o lixo da maré

Manamauê, maracatu, saluba ê nanã... Yabá!

A vida parecida com as águas

Não é doce como o rio

Nem salgada feito o mar

A margem... Já subiu para cidade

Entre tronco e cipó rebeldia dá um nó... Pensamento popular

Gramacho encontrou Capibaribe

Num mundo livre quero ver você cantar

Freire, ensine um país analfabeto

Que não entendeu o manifesto

Da consciência social Chico! Manguebeat está na rua

Caxias comprou a luta

E transforma em carnaval!

 

 

 



Comentários


bottom of page