top of page

A cultura da africanidade em Caxias despede-se de Neném

  • Cesar Moutinho
  • 18 de set.
  • 1 min de leitura

 Neném faleceu, vítima de choque cardiogênico, insuficiência cardíaca aguda e anemia

 Neném faleceu, vítima de choque cardiogênico, insuficiência cardíaca aguda e anemia

Por: Cesar Moutinho e Jorge Competência


Nota de Falecimento

Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento de Alvimar Carlos da Silva, o popular Neném; um dos maiores ativistas culturais do Município de Duque de Caxias e municípios circunvizinhos da Baixada Fluminense.


 Vítima de choque cardiogênico, insuficiência cardíaca aguda e anemia crônica, Neném veio a óbito na última quarta-feita (17), na UPA de Botafogo, onde foi hospitalizado.


Neném deixa um grande legado para nossa cultura. Uma vida dedicada ao resgate e saberes na preservação da cultura e tradições do povo preto, além de ser um dos pioneiros do Trem das Onze, o Kantão que era realizado no centro de Duque de Caxias. Neném Kantão, era como o reconheciam. Nos seus inúmeros eventos, Neném fazia questão de manter cada mais viva as tradições e raízes da Mãe África, assim lembra Jorge Competência seu fiel amigo. "Neném foi e continuará sendo um dos maiores entusiastas da africanidade. Realizamos inúmeras resenhas e fórum de debates, os quais não faltavam o samba verdadeiro e a riqueza da sua conduta cultural. Tamanha simplicidade pode ser vista, quando recebeu Moção Honrosa na Câmara do vereadores da cidade e dividiu comigo, Wantuir, Índio da Mangueira e convidados, àquele momento nobre vivido por todos nós. Neném Kantão; foi e sempre será, sinônimo de prestígio inabalável", registrou.


VELÓRIO

O velório de Neném começa às 15hs30min. O sepultamento está marcado para às 17hs, no Cemitério Nossa Senhora das Graças (Tanque do Anil), Vila Operária - Duque de Caxias.




Comentários


bottom of page