O legado de mestres como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Noel Rosa e Jacob do Bandolim é a base do ensino que a Escola de Música da AMC vem dando às crianças e jovens da Baixada Fluminense, há mais de 25 anos. Atualmente, 110 meninas e meninos estão aprendendo a tocar instrumentos de sopro, de corda e de percussão num casarão em Vilar dos Teles, no município de São João de Meriti. As aulas acontecem tanto no salão – onde há uma ‘parede da memória’ com retratos dos compositores históricos que inspiram os ensinamentos – como no grande quintal, ao ar livre, e à sombra de uma árvore Pau Brasil, mostrando sem deixar dúvida de que todo o trabalho feito por ali está diretamente ligado às raízes da cultura brasileira. Para manter suas atividades, a AMC conta com recursos do Governo Federal e da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. Além de importantes apoios, também há espaço para reconhecimento: recentemente, a Escola de Música da AMC foi anunciada como vencedora do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024 na categoria ‘Cidadã’. A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho realizará a cerimônia de entrega da honraria no dia 4 de dezembro, em Brasília.
Entre os projetos desenvolvidos na Escola de Música da AMC estão a ‘Formação de Monitores de Música’, ‘Formação de Professores de Música, ‘Oficinas de Samba e Choro’, ‘A AMC na Escola Pública / A Escola Pública na AMC’ e ‘Oficinas Lúdicas / Troca de Saberes com a UFRJ’. Mais do que uma alternativa de informação, a instituição é um lugar de formação profissional: todos os que hoje trabalham na AMC são fundadores e os professores foram formados na própria Escola de Música. Toda a metodologia de aprendizado está montada em cima do trabalho coletivo e na formação de grupos musicais. Além das aulas de música, os alunos recebem informações por meio de programas de vídeo, palestras, cursos, intercâmbio com outras escolas, passeios, oficinas, etc. A Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O aluno que tem instrumento próprio frequenta a Escola três vezes por semana, enquanto aqueles que não possuem instrumento (90% dos discentes) frequentam diariamente. Detalhe importante: todos os alunos aprendem a ler partitura.
Ao longo deste um quarto de século, a Escola da AMC tornou-se um lugar de encontros, de estudos, de lazer, de entretenimento e de informação. Mensalmente, grupos de alunos fazem apresentações musicais nas Escolas Públicas da Baixada Fluminense. O principal objetivo valorizar o aprendizado dos alunos e aumentar sua autoconfiança. Além disso, este projeto visa mostrar aos alunos de escolas da rede pública, o quanto o estudo e a profissão de músico estão ao alcance de cada um deles. Os músicos que esses alunos estarão assistindo (alunos da AMC) são, também, estudantes de Escola Pública, da mesma faixa etária, moradores da mesma região, com os mesmos problemas e as mesmas oportunidades. “Trabalhamos com crianças e jovens carentes de formação, informação e cidadania. O jovem que tiver aptidão para a música encontra, em nossa Escola de Música, toda a formação teórica e prática do seu instrumento e, além de se tornar um instrumentista, pode vir a ser um monitor, um instrutor e professor de música”, afirma Lena Souza, Diretora da Escola de Música da AMC.
Um dos exemplos de atividade extraclasse foi a excursão ao Teatro Rival, no Dia do Professor, quando as professoras da AMC levaram um grupo de 20 alunas para assistir a apresentação de um grupo de choro também formado só por mulheres. Uma destas musicistas que estavam no palco é Samara Líbano, primeira mulher a tocar violão sete cordas nas rodas de música no Rio de Janeiro. Coordenadora da Escola de Música da AMC, ela divide seu tempo entre as atividades na instituição e os compromissos profissionais, tocando em shows de artistas como Teresa Cristina e Marcelo D2. Outra musicista profissional que se reveza entre a atuação como professora da Escola e apresentações nos palcos é a percussionista Jéssica Zarpey, que acompanha a cantora Letrux em shows pelo Brasil e pelo exterior, além de integrar o grupo de samba Cozinha Arrumada.
Este é um resumo da atuação da Escola de Música da AMC. Ao contribuir para reverter o quadro de empobrecimento de nossa cultura musical, mostra que a música é uma alternativa profissional. Não por acaso a instituição vem se revelando um celeiro de bem-sucedidos talentos no setor de entretenimento.
SERVIÇO:
Escola de Música da AMC
Rua Duque de Caxias, 536 – Vilar dos Teles – São João de Meriti – RJ
Tel.: (21) 2752-8876 / (21) 99314-7378
E-mail: amcbf1@gmail.com
Site institucional: www.escolamc.com.br
AMC no YouTube:
AMC no Instagram:
AMC no Facebook
Informações para a imprensa:
Carlos Henrique Braz
Registro Profissional nº 15.464
Contato: (21) 99747-0333 / cajebraz@gmail.com
Comentarios