Por: Cesar Moutinho
Fotos: Marcos Moura e Arthur Freitas
Com o término das festas do fim do ano 2023, a cidade do Rio de Janeiro respira o carnaval 2024. No último sábado (07/01), Arranco do Engenho de Dentro, Unidos do Acari, Império da Tijuca e Estácio de Sá, deram o pontapé inicial dos ensaios técnicos da Série Ouro na Marquês de Sapucaí, palco da maior festa popular do planeta. Já no domingo (08/01), Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel pisaram na avenida marcando o encontro dos enredos: "Sabores e Saberes" e o "Caju e o Lunário Perpétuo".
De acordo com a organização do evento, os comes e bebes estão liberados nas arquibancadas. O público se utilizar dos adereços como: coolers, isopores e bolsas térmicas, desde que “para uso pessoal”. A recomendação é válida nos ensaios da Série Ouro e do Grupo Especial. A proibição é a objetos de vidro, como garrafas. No mais, a entrada de quitutes e bebidas está liberada.
PONTOS DE HIDRATAÇÃO
O Rio Carnaval contará este ano com pontos de hidratação espalhados pela avenida (nos setores 2, 3, 6 e 9), além de agueiros na concentração e na dispersão.
TRANSPORTE
Os ensaios técnicos aos domingos terão horário estendido do metrô na volta para casa do público que for ao Sambódromo. A prefeitura do Rio anunciou um mapa de interdições para o entorno do Sambódromo durante todos os ensaios técnicos, realizados nos fins de semana de janeiro, e no primeiro de fevereiro. Haverá inversão de mão a Rua Amoroso Lima, entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas.
Ao assumir o espírito carioca, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, marcou presença nos ensaios técnicos do último final de semana e cumprimentou os sambistas das agremiações. "Estamos prontos para realizarmos o maior espetáculo da terra que é o carnaval carioca, com destaque para os desfiles das escolas de samba. Segurança, acessibilidade e a produção são prioridades para garantir comodidade ao público que assistir e aos responsáveis por grandioso evento: os sambistas", comentou Paes.
Comments