top of page
agenciamaster20027

Temporada da disputa de sambas enredos já começou na Acadêmicos do Grande Rio


Grande Rio
O anúncio das parcerias que seguirão no páreo será feito na próxima quinta-feira, às 18h, nas redes sociais da agremiação

Por: Cesar Moutinho


Os preparativos da Acadêmicos do Grande Rio, rumo ao carnaval 2024, teve início na última terça-feira (12/09). A quadra que fica no centro de Duque de Caxias recebeu o excelente público, a maioria torcedores das onze obras musicais do concurso de samba enredo. A verde, vermelho e branco de Caxias, defende o enredo "Nosso destino é ser onça", inspirado no livro do escritor Alberto Mussa.


Apresentação

A parceria de Paulo Onça foi a primeira parceria da noite se apresentar, que ainda leva os nomes dos autores: Paulo Cesar Feital, Jefinho Rodrigues, Marquinho Índio, Ricardo Cabral e Yedo Simões. Abrir a noite com a quadra ainda fria não pareceu ser uma tarefa difícil para os compositores. A numerosa torcida engalanada de bolas, bandeiras e com o samba na ponta da língua soube dá o recado. O intérprete Bruno Ribas demonstrou que está em ótima forma e defendeu bem a obra. O forte refrão de resposta que antecede a cabeça do samba é o ponto alto de destaque: Bate o cajado nesse chão, ôô luar/Pra fazer revolução, iluminar/Mergulhei na Grande Rio, corrente de paixão/Lá vai meu coração. O samba também exibe variadas linhas melódicas de destaque. Excelente apresentação.





Também se destacaram as parcerias do samba 10: Mariano Araújo, Moisés Santiago, Dionísio, Aldir Senna, Hélio Porto e Marquinho Bombeiro. Parceria dos compositores: Bililico, Dunga, Doc. Santana, Dinny da Vila, Sergio Daniel e Henrique Tannuri. Parceria: Marcelinho Junior, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro, Tony Vietnã e Eduardo Queiróz. Parceria: João Carlos e Izabel Fonseca. Parceria: Thiago Meiners, Marco Moreno, Denilson Sodré, Bertolo, Dilson Marimba e Domingos PS. Parceria: Igor Leal, Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira, Inácio Rios, Igor Federal e Gustavo Clarão. Parceria: Myngal, Xandinho Nocera, Fredy Viannam, Wladi Clay, Siri e Felipe Mussili. Parceria: Silvio Adesoji, Thiago de Lima, Marcos Dias, João Batista, Caio King e Naldo Professor. Parceria Edson Brasil, Rui Vaz, Adê Zorahia, Nilmar Romano, Sérgio Bebeto Português e Marina Baiana. Parceria: João Diniz, Jailson da Grande Rio, Fabrício Fontes, Fred Camacho, Diego Nicolau e Francisco Aquino.


O anúncio das parcerias que seguirão no páreo será feito na próxima quinta-feira, às 18h, nas redes sociais da agremiação. A próxima etapa seguinte ocorrerá na terça-feira, dia 19 de setembro.


"Meu destino é ser Onça". Guiados pela narrativa mítica do livro do escritor Alberto Mussa, os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora propõem uma reflexão sobre a simbologia da onça no cenário artístico-cultural brasileiro, tocando em temas como antropofagia e encantaria.


"Começamos a pesquisar esse enredo em 2016. O livro de Alberto Mussa narra que a onça possui papel central na cosmovisão dos Tupinambá, dado que nos levou a pensar na importância dessa simbologia para as narrativas míticas de outras nações indígenas brasileiras e latino-americanas", disse Haddad.


A acadêmicos do Grande Rio será a quarta à desfilar no domingo de carnaval.

91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page