top of page

Prefeitura de Duque de Caxias lança pedra fundamental da Casa do Autista

  • Cesar Moutinho
  • 3 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de jun.

O centro de acolhimento para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, será construída no bairro Parque Vila Nova

centro de acolhimento para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, que será construída no bairro Parque Vila Nova


Duque de Caxias deu mais um grande passo na inclusão de quem tem Transtorno de Espectro Autista (TEA). No último sábado (31), com a presença de autoridades federais, municipais e estaduais, foi lançada a pedra fundamental da Casa do Autista de Duque de Caxias, um centro de acolhimento para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, que será construída no bairro Parque Vila Nova, no Primeiro Distrito.


A Casa do Autista vai reunir em um só lugar, diversos serviços para atender quem tem a síndrome, contando com uma equipe multidisciplinar formada pelos melhores profissionais da área. O local vai oferecer atendimento terapêutico, apoio psicológico e atividades educativas adaptadas, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais.


A Secretária Municipal de Gestão e Inclusão, Christina Barrichelo, falou da importância de ver o início da construção desse grande projeto.


“Estamos lançando a maior casa de autismo do mundo. Aqui, a Prefeitura de Duque de Caxias vai construir um grande complexo neurossensorial, onde, desde o bebezinho até o autista adulto e as mães atípicas, terão todos os tipos de terapias e serviços ao seu dispor. Duque de Caxias está dando um grande passo para ser conhecida como a cidade da inclusão”, destacou.


Ocupando uma área total de 20.043,42m², o centro de acolhimento para pessoas autistas contará com recepção, direção, secretaria, sala de fisioterapia, sanitários feminino e masculino adaptados, sala de fonoaudiologia, pedagogia, psicologia, psiquiatria, nutrição, assistência social e jurídica, sala para reunião e bem estar dos funcionários, pátio coberto, refeitório, sala de circo, multiuso, de leitura, música, vestiário feminino e masculino para adultos, vestiário masculino e feminino infantil, vestiários adaptados, teatro/auditório e copa dos funcionários.





A alegria da moradora do Parque Vila Nova, Eliane Silva de Moura, só não era maior do que a sua emoção. Mãe de um filho autista, ela falou da emoção em ver o seu sonho e de milhares de mães duque-caxienses sendo realizado.


“Como mãe atípica, de um rapaz autista de 20 anos, que nasceu e mora aqui na comunidade, meu sentimento é de emoção e muita gratidão. A minha luta, buscando atendimento para o meu filho, foi muito grande e fico feliz em ver que outras mães terão melhores condições e acesso aos serviços e atendimentos, para criar e cuidar de seus filhos autistas”, disse Eliane emocionada.


-Hoje é um dia especial para mim, justo eu que tenho o meu neto Enzo Thomás com a síndrome do espectro autista, relatou o presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Cláudio Thomas. É por ele, jovens e adultos da nossa cidade que também levanto essa bandeira. Cumprimento o secretário estadual de Transportes Washington e cumprimentando a vereadora Michele Tavares, cumprimento todos os vereadores, sem esquecer, é claro dos deputados federais e estaduais comprometidos com esse e outros projetos que vão de encontro aos anseios da nossa população. Quero ressaltar a parceria dos vereadores com o chefe do Executivo Netinho Reis para que obra como essa seja concluída. A construção da maior Casa do Autista do mundo, é um marco na história do nosso município. O dia de hoje dia ficará registrado com todas as letras de esperança no coração de todos que lutam por inclusão, dignidade e respeito. Essa conquista está sendo plantada aqui na nossa cidade e eu tenho muito orgulho disso. Essa casa não é apenas uma construção de paredes por questão física. Trata-se de uma casa de acolhimento, tratamento e educação que vai cuidar do futuro de crianças e adultos que enfrentam diariamente o desafio do autismo, junto com seus familiares; verdadeiros heróis da resistência e doação de amor. Nós representantes da Câmara Municipal estaremos sempre apoiando os projetos que promovam a inclusão social, o respeito e adversidade. Parabenizo o prefeito Netinho pela grandeza dessa obra que nasce no coração Deus, e por cada voz levantada na Câmara de Vereadores na concretização desse sonho realizado. Deus faz quando ele quer, a hora que ele quer e da forma que ele quer - finalizou Cláudio Thomaz.


Em sua fala, o prefeito Netinho Reis destacou também os investimentos que estão sendo realizados em toda a região do Parque Vila Nova, incluindo a Casa do Autista.


“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida! A vida pública está me dando a oportunidade de mudar gerações e de colocar a nossa cidade entre as melhores do Brasil. A construção da Casa do Autista é um compromisso que assumi com a população e faz parte do grande projeto de revitalização e transformação que temos para a região, onde serão investidos mais de 200 milhões de reais, incluindo novas moradias, escolas, unidade de saúde e áreas de lazer”, declarou Netinho Reis.


A Casa do Autista de Duque de Caxias será erguida na Rua São Paulo (Rua Jandira), no bairro Parque Vila Nova - DC - RJ.


Comments


bottom of page