Morre, aos 73 anos, o publicitário Washington Olivetto, criador do 'Garoto Bombril'.
Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde do último domingo, 13, no Hospital Copa Star, onde estava internado.
O publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, como o 'Garoto Bombril', os 'casais Unibanco' e o 'primeiro sutiã Valisère'.
"O Hospital Copa Star lamentou a morte do paciente Washington Olivetto na tarde do último domingo (13) e se solidarizou com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informou que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes."
Em seu site, Olivetto é descrito como "não apenas um ícone da publicidade em todo o mundo, mas uma figura popular do Brasil. Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos". Ele conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial, e é o único latino-americano a ganhar um Clio, em 2001, tido como o 'Oscar da publicidade internacional'.
Ele também foi nomeado como um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino Americana e pelo site de notícias Monitor Mercantil.
Olivetto também era ativo nas redes sociais, onde compartilhava recomendações de artistas, exibições e pratos e restaurantes. Na última publicação, feita na terça-feira, 8, indicou um 'fideuá de frutos do mar', um de seus pratos favoritos, que degustou em um restaurante em São Paulo.
Peças icônicas e torcedor fanático
Com a W/Brasil, sua agência, Washington Olivetto marcou época com algumas das principais campanhas publicitárias. Em 2001, a empresa recebeu o 'Grand Clio' em uma campanha da revista Época.
Entre as peças mais conhecidas, é responsável pelos 'casais Unibanco', o 'primeiro sutiã Valisère', a campanha 'Hitler', do jornal Folha de S.Paulo, os 'gordinhos do DDD' e o 'Garoto Bombril', interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno.
O reconhecimento também veio por meio de duas músicas de Jorge Ben Jor, Alô, Alô, W / Brasil e Engenho de Dentro.
Olivetto também não escondia a paixão pelo seu time do coração, o Corinthians, amor herdado de seu tio Armando. O publicitário se tornou vice-presidente de marketing do clube paulista e um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana. Em 2013, foi homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel no desfile do carnaval de São Paulo, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.
コメント