top of page

Overdose de samba na quadra da Acadêmicos do Grande Rio

Cesar Moutinho

Guardiões da Favela
Projeto "Guardiões da Favela" promove maior evento de baterias já registrado no mundo do samba

Por: Cesar Moutinho (Índio da Mangueira)




Pioneirismo. O último sábado (12/11) ficará marcado para sempre na memória do mundo samba, quando da realização do evento "Guardiões da Favela” na quadra da Acadêmicos do Grande Rio. O projeto idealizado pelo mestre de bateria da tricolor de Duque de Caxias, Fabrício Machado (o Fafá) que também teve na produção o diretor de eventos Da Lua, reservou momentos de rara emoção jamais visto numa quadra de escola de samba. Foram mais de 14 horas de batuque, canto e dança. Guardiões da Favela começou às 18 horas, invadiu a madrugada e só terminou às 8hs20min de domingo (13). Unidos da Tijuca abriu a programação, seguida de Paraíso do Tuiuti. As paulistas Mancha Verde e Mocidade Alegre também fizeram bonito; bem como a Estação Primeira de Mangueira revivendo os sambas antológico que marcaram época. A União da Ilha do Governador - Sério Ouro, comandada pelo intérprete Igor Viana também marcou. A Beija Flor de Nilópolis encerrou a programação à luz do dia, com verdadeiro show a parte de samba no pé, da Rainha de Bateria Lorena Raíssa de apenas 15 anos idade. O total de 15 escolas de samba se apresentaram promovendo um grande espetáculo de luz e cor carregado de muita emoção.






- O primeiro de muitos "Guardiões da Favela", foi sucesso de público e qualidade cultural do samba carioca - definiu o mestre Fafá - diretor de bateria do Acadêmicos da Grande Rio. Esse projeto sempre esteve guardado comigo a sete chaves. Na verdade estou realizando um antigo sonho. Pensamos nos mínimos detalhes e eu pude contar com a expertise do nosso diretor de eventos Da Lua; à quem deixo meu registro de sinceros agradecimentos em especial. Três palcos foram montados para apresentação das baterias. O palco principal ficou reservado para apresentação dos intérpretes das agremiações e os demais seguimentos de cada escola. O público ganhou espaço setorizado nas dependências da quadra distribuído nas cadeiras de pistas e camarotes. Para celebrar a magia desse momento único, entregamos, placa alusiva ao evento aos mestres de bateria; a Rainha de Bateria "Invocada" Paola Oliveira e aos nossos presidentes de Honra Jayder Soares e Leandro Soares, o Leandrinho. A essência do "Guardiões da Favela" que teve como o encontro de baterias de todas escolas de samba, acabou se transformando num evento apoteótico, com apresentações das alas de passistas, Mestre Sala e Porta Bandeiras, e Rainhas das baterias, além do show musical dos intérpretes - resumiu Fafá.







O Presidente de Honra da Acadêmicos do Grande, Leandro Soares, o Leandrinho admitiu que o evento embrionário Guardiões da Favela vai romper barreiras. "Não só eu, mas a maioria dos sambistas que aqui estiveram, nunca viram nada igual ou parecido diante dos nossos olhos na noite de hoje. Guardiões da Favela veio para ficar no calendário cultural do samba do Rio de Janeiro", afirmou.





O diretor de harmonia da Beija-Flor de Nilópolis; Walber Flutuoso, sintetizou o Guardiões da Favela. "O samba precisava desse embate para ficarmos todos juntos. Salve o carnaval do povo preto. Salve a nossa alegria", frisou.




 
 
 

Comments


bottom of page