Feira escolar aposta em empreendedorismo sustentável e antecipa debate da COP30 no Brasil
- Cesar Moutinho
- 9 de jul.
- 2 min de leitura
Evento realizado no Colégio Adventista - Duque de Caxias, reúne criações de alunos com materiais recicláveis e soluções para um futuro sustentável

Alunos do Colégio Adventista de Duque de Caxias realizaram na última quinta-feira (3), das 18h às 20h, a “Feira do Conhecimento 2025”, com foco em sustentabilidade e empreendedorismo.
O evento ocorreu na sede da unidade, na Rua Professor José de Souza Herdy, 242 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, em Duque de Caxias (RJ), e foi aberto à comunidade escolar.
Com o tema “EcoIdeias: Criando um Futuro Sustentável com Empreendedorismo”, a feira reuniu projetos desenvolvidos por estudantes do 6º ano ao Ensino Médio. Ao todo, 20 turmas criaram empresas fictícias com produtos feitos a partir de materiais recicláveis.
A proposta conectou sustentabilidade à geração de renda, por meio da criação e venda de itens como filtros de água, produtos de limpeza, cosméticos e brinquedos reutilizados. Entre os projetos apresentados estiveram:

Filtro EcoGota: purificador de água da chuva com materiais recicláveis.
Glitter sustentável: feito com amido de milho, corante e água.
Ecolar Brilho Total: desinfetante com ingredientes naturais e embalagem reciclada.
Sabonetes, hidratantes, repelentes e brinquedos produzidos com materiais reaproveitados.
Os produtos foram disponibilizados por meio de um site desenvolvido pelos próprios alunos, que registrou mais de 800 cadastros e 4 mil pedidos. A feira recebeu aproximadamente 2 mil visitantes, segundo a organização.

De acordo com a coordenação pedagógica, a iniciativa foi realizada em sintonia com os temas ambientais que estarão em discussão na COP30, marcada para 2025 no Brasil. “A base de tudo o que foi apresentado são itens que seriam descartados, mas que foram transformados em algo útil, bonito e com potencial comercial. É uma experiência real de como empreender pode cuidar do planeta. Que essa iniciativa seja apenas o começo de muitas outras em prol de um futuro mais limpo, consciente e colaborativo. Muito obrigada por fazerem parte dessa corrente do bem", explicou a coordenadora pedagógica Darlene Ximenes.
Ainda segundo o colégio, a proposta buscou integrar a prática pedagógica às discussões sobre consumo consciente e soluções sustentáveis, além de orientar a comunidade sobre essas práticas.

-Queremos expressar nossa profunda gratidão a todos os pais e responsáveis que participaram dessa campanha. Cada garrafa doada representa um gesto de cuidado com o planeta e um exemplo inspirador para nossas crianças. Todo o material arrecadado foi destinado ao Centro de Reciclagem de Gramacho – Cooper Ecológica Reciclagem, uma cooperativa que realiza um trabalho essencial para o meio ambiente e para a geração de renda de muitas famílias - ressaltou a Coordenadora Pedagógica Darlene Ximenez.





Foi um prazer , uma alegria imensa e um orgulho ao mesmo tempo. Prazer pela oportunidade de direcionar esse projeto que nasceu no coração de Deus e foi colocado no meu. Uma alegria imensa por ver cada pessoa envolvida em todo o processo. E um orgulho sem tamanho pela dedicação de cada aluno. Sem contar no apoio das famílias que além de acompanhar, apoiaram esse projeto.
Darlene Ximenes-
Coordenadora Pedagógica