
Entrando no ano eleitoral de 2024, a situação não começa bem para a família que domina a política de Duque de Caxias, o clã Reis. Uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto SLH Consultoria aponta que o ex-prefeito da cidade, José Camilo dos Santos, o Zito (PV), aparece com 22,4%, à frente do candidato de Washington Reis, Netinho Reis (MDB), que tem 10,8%. Zito tenta governar Caxias pela 4ª vez.
O PV faz parte da Federação com o PT e PCdoB, garantindo um bom tempo de TV e uma fatia do Fundo Partidário. Por outro lado, Washington Reis, presidente do MDB do Rio de Janeiro, lançou a campanha do nome de Netinho Reis ao executivo de Duque de Caxias. O nome apesar de algumas controvérsias ganhou força no evento realizado na quadra da Acadêmicos do Grande Rio. Na ocasião, a adesão dos parlamentares representante da cidade em Brasília; os deputados federais Aureo Ribeiro (Solidariedade); Marcos Tavares (PDT) e Gutemberg Reis (MDB), além do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) e o Secretário estadual de fazenda Arthur Monteiro e o apoio da maioria dos vereadores do Poder Legislativo municipal, tendem a mudar os números em favor do candidato emedebista Netinho Reis. Há meio os bastidores da política regional, o nome do presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Celso do Alba, surge com apoio de peso dos parlamentares do estado.
Que venham às novas pesquisas com precisão. Por enquanto, é só começo pela disputa da segunda maior economia do estado: o município de Duque de Caxias; a galinha dos "ovos de ouro" dos políticos.
Comments