Por: Cesar Moutinho
Num tempo não tão distante publicávamos no periódico Jornal O Patrono, o Editorial que refletiu o pensamento do nosso veículo impresso durante 32 anos. O saudoso jornal físico deu lugar a versão on line: opatrononews.com.br. Ao acessar o nosso site, o leitor vai se deparar com uma gama de matérias locais, reportagens oriundas da Baixada Fluminense e especialmente do município de Duque de Caxias. Tudo em tempo real.
Tendo em vista o exposto acima, aonde queremos chegar? Para retratar o futuro é preciso voltar ao passado. Pois bem! Numa das memoráveis edições impressas publicamos um artigo, cujo o título "Pensar Grande", chamou a atenção do nosso cliente na época: O Colégio Flama. O proprietário daquele estabelecimento de ensino, o professor Alexandre Rangel não hesitou e disparou: "Cesinha posso usar a frase "Pensar Grande" na campanha de mídia do Colégio Flama"? Tendo eu autorizado, assim ele o fez. A campanha foi um verdadeiro sucesso. Vários outdoors espalhados pela cidade com a seguinte frase: 'Pensar Flama é pensar grande". Não deu outra; o Colégio Flama foi a rede privada de ensino que mais cresceu em Duque de Caxias nas três últimas décadas.
Aonde eu quero chegar e o que quero dizer através do enunciado, sobretudo no aspecto de infra estrutura e qualidade de vida para quem mora, trabalha e consome em Duque de Caxias. Empresários montam suas empresas em solo duque caxiense, geram empregos? Louvável! Entretanto, ganham rios de dinheiro por aqui, e boa parte desse lucro é depositado em outras cidades. No entanto, é preciso criar políticas públicas para darmos um basta na importação de mão de obra. Faltam cursos de qualificação e capacitação para atender a essa economia pujante. O que sobra para os trabalhadores de Caxias? o subemprego que por décadas vive o flagelo da mão de obra barata. Quanto aos capacitados, moradores de outras localidades, veem aqui, um verdadeiro paraíso para desempenhar suas atividades e levar seus altos salários para gastar em suas residências fora de Caxias, não fortalecendo nossa economia local. Podem até me chamar de utópico, mas não posso perder meu sentimento bairrista. Aliás, eu amo esse lugar que criei três filhos e a terceira geração conta com quatro netos."Pensar Caxias é Pensar GRANDE".
É inadmissível todos os dias úteis nos jornais televisivos matinais, nos depararmos com os constantes engarrafamentos na Washington Luiz e os Trens da Supervia lotados e atrasados. Cortado pelas principais vias expressas do Estado do Rio de Janeiro e próximo do Aeroporto Internacional do Galeão, o município de Duque de Caxias desfruta do maior corredor de riquezas, sendo a 2° Economia do Estado, pois somente a Reduc é responsável por 20 dos 41 bilhões de dinheiro que circulam aqui, em conjunto a maior rede logística, o maior Polo de moda e moveleiro do Estado, Restaurantes campeões de concursos gastronômicos a nível estadual e nacional, Hotéis de excelência, Shoppings campeões de venda e um calçadão a céu aberto que se completa as demais lojas e serviços. Um verdadeiro eldorado; que todavia; também sofre com a falta de segurança. O tempo é implacável e não tira férias. "Pensar Caxias é Pensar GRANDE". Taí um bom slogam para os políticos de plantão que até hoje ficaram pautados nos discursos do famigerado "blá blá blá".Triste demais para uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes.
Contudo, é desconexo viver numa cidade rica e conviver com bolsões de miséria, a sucateada mobilidade urbana e a falta de emprego de qualidade para os nossos jovens. Precisamos planejar melhor e criar estratégias para capacitar nossos munícipes. Assegurar o patrimônio das empresas que sofrem com constantes assaltos. É dada a hora do Poder Público, iniciativa privadas e a sociedade como um todo, estarem unidos em caráter de urgência e colocar Caxias no mais alto patamar com a seguinte filosofia: "Pensar Caxias é Pensar GRANDE", pois somos uma Cidade GRANDE. Até a próxima se Deus quiser.
Parabéns pela matéria, vamos todos PENSAR GRANDE é deste lema que conseguiremos alavancar ainda mais o crescimento do nosso município. DUQUE DE CAXIAS. Um forte abraço. GILBERTINHO