top of page
Cesar Moutinho

Documentário Mulheres Sambistas Duque Caxiense já tem data marcada


Empondera Samba
O relato do documentário vem da realidade de três mulheres pretas sambistas residentes em Duque de Caxias


Documentário Mulheres Sambista Duque Caxiense já tem data e local para acontecer. O evento acontece no dia 16 de junho na quadra da Acadêmicos do Grande Rio. O relato do documentário vem da realidade de três mulheres pretas sambistas residentes em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Onde serão relatadas as suas vivências no universo do samba e carnaval dentro e fora do município de Duque de Caxias. A ideia é evidenciar como elas conseguiram alcançar o respeito em seus segmentos artístico.


Vale ressaltar entre as três protagonistas; Malu Ribeiro é deficiente visual percussionista, instrumentista e cantora. Infelizmente uma das depoentes veio a falecer no ultimo dia 13 de janeiro do ano vigente: Neuzinha Velha Guarda Grande Rio. Por conta dessa baixa, a filha Luciana Andreia Oliveira, vai retratar a história da saudosa sambista, deixando claro que independente de qualquer percalço da vida, a memória dela jamais será esquecida.

Luana Ojuoba Axé Produtora Cultural, Diretora artística afro, idealizadora do Projeto Cultural Ojuoba Axé se encarregará de fazer o registro da sua bela história no mundo do samba.


Trilha sonora do cantor/ compositor Vinny Santa Fé 

será interpretada pela cantora Letíciah Santos, Tantã/voz Fabi Souza, Repique/voz Agda Luz, Surdo/voz Sheila Nogueira, Pandeiro/voz  Renata Ginga, Violão/voz  Malú Ribeiro, Cavaco/voz  Tokinho do Cavaco cuidarão do repertório no evento.


A histórica destas três empoderadas será compartilhada com o público gratuitamente através do canal Empodera Samba no próximo dia 16 de junho, às 19h,  através do endereço digital: https://www.youtube.com/channel/UCp0XBDtA8joZ64zHs2T0Dwg, com objetivo de mostrar que a voz da mulher preta , periférica ainda é tão cerceada nos dias de 

hoje, com ressalva de pequenos avanços. "Este documentário vai nos motivar, não só como mulheres pretas periféricas, mais sim protagonistas, multiplicadoras de nossas ações.

É importante destacar que o evento terá circulação nas escolas públicas de Duque de Caxias, objetivando o debate sobre a vivência das depoentes lincando com a realidade destas comunidades", frisou Luciana Empondera Samba", frisou Luciana Empondera Samba.

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page