Por: Cesar Moutinho
A Casa da Amizade não permitiu que o Dia da Árvore, comemorado no último 21 de setembro passasse em branco. Representantes da instituição e dos Rotary Clube Duque de Caxias, visitaram recentemente, o Parque Municipal da Caixa D'Água, localizado no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias. Na oportunidade o grupo doou 50 mudas de ipê, como forma de contribuir para reflorestamento da área afetada por queimadas. O espaço da reserva ambiental teve 10% da área destruída pelo fogo, o que corresponde um total de 2 mil hectares.
- Essa é a quarta etapa que participamos do reflorestamento do Parque Municipal da Caixa D'Água, desta vez, com a entrega de 50 mudas de Ipê. Já fornecemos mais de mil mudas de árvores para plantio. Cuidar da natureza não é fazer favor algum; é obrigação - enfatizou Marlene Lisboa, representante da Casa da Amizade. Estamos empenhados em defender o meio ambiente a partir da conscientização das pessoas. Lamentavelmente o que vemos aqui não é um caso isolado no Brasil. A comunicação através das crianças é de suma importância, e deve ser extensiva a toda população. A criança é o grande veículo multiplicador do aprendizado adquirido nesse encontro de hoje. Promovemos uma verdadeira força tarefa. Foram vários braços plantando inúmeras mudas de árvores. Estamos fazendo a nossa parte - Enfatizou Marlene Lisboa que também contou com apoio dos representantes do Rotary Duque de Caxias: José Norival de Paula e Antônio Magalhães.
A comitiva de visitação solidária ao Parque Municipal da Caixa D'Água, contou com 24 alunos da Escola Municipal Professora Regina Célia, profissionais e o Secretário municipal do Meio Ambiente de Duque de Caxias, Ricardo Mattos. Na ocasião, todos recepcionados pelo coordenador ambiental do Parque, Wilson Leal que tratou de conduzir o grupo puder até a área leste da região afetada pelo fogo. Vanessa Brasil, Coordenadora do setor de Biodiversidade da Secretaria municipal do Meio Ambiente da prefeitura de Caxias e a Educadora Ambiental Juliana Ferreira, trataram de fazer alusão ao caos provocado pelas queimadas, o que vem provocando sérios danos a flora e fauna, com forte impacto negativo na vida humana.
O biólogo Wilson Leal, Coordenador responsável do Parque Municipal da Caixa D''Água, aplaudiu a iniciativa mobilizada pela Casa da Amizade e a escola Professora Regina Célia, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. "Precisamos dar as mãos nesse momento crítico que estamos vivendo. Cada um deve fazer a sua parte. O saldo nesta atividade de educação ambiental associada ao replantio foi bastante satisfatória. A área leste do parque foi recentemente afetada por queimada, por isso a necessidade de reflorestamento. É importante ressaltar a participação dos alunos da escola Regina Célia que estão conosco desde o início do ano, atendendo o replantio na região, e hoje vendo em loco os prejuízos provocados pelo fogo", comentou.
O Parque Natural Municipal da Caixa D'Água, foi criado em 18 de novembro de 2008. Possui uma área estimada em 20 mil hectares (200 mil metros quadrados), e é hoje uma excelente opção de turismo contemplativo na região, por se tratar de uma unidade de proteção integral.
"Estamos vivendo um momento climático atípico em todo território nacional destacou Ricardo Mattos, secretário municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias. Boa parte das queimadas, acontecem em virtude da limpeza do quintal da nossa própria casa. Ao limpar o jardim, juntar toda folhagem para por fogo, é risco eminente de queimada. Porque? Uma fagulha soprada pelo vento ao atingir uma vegetação que já está seca, facilmente o fogo se propaga. Quem pratica esse ato de colocar fogo no lixo, deixa de ser infracional, passivo de multa e passa ser crime ambiental. O momento é bastante crítico. O ministro Flávio Dino do Supremo, foi enfático no seu discurso: estamos vivendo uma epidemia de incêndios florestais. Todavia , o PROMEA visa criar políticas públicas para atender especificamente o Meio Ambiente. Esse projeto inovador deverá ser instituído como matéria no currículo escolar municipal no ano que vem, levando de forma prioritária a conscientização da população, de acordo com as características de cada distrito do município de Duque de Caxias", destacou Ricardo Mattos.
COMO EVITAR QUEIMADAS FLORESTAIS?
- Nunca atear fogo em áreas de vegetação, mesmo que seja para limpar o terreno;
- Durante o período de seca, evite o uso de fogo em qualquer atividade ao ar livre;
- Denuncie queimadas ilegais e ações que possam colocar a natureza em risco;
- Participe de ações de reflorestamento e incentivo a proteção de áreas verdes
ONDE HOUVER FOCO DE INCÊNDIO, DENUNCIE
- 193 (Corpo de Bombeiros)
- 199 (Defesa Civil)
- (21) 2776.1141 - 2773.5520 (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)
Коментарі