Bem estar: Caminha japonesa faz bem à saúde
- Cesar Moutinho
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Na cultura japonesa, o segredo da longevidade e da boa forma é simples: basta caminhar

Caminhada Japonesa: a técnica oriental de caminhar para reduzir a pressão, controlar a glicemia e muito mais
Para os japoneses, a atividade física é vista como um momento dedicado ao bem-estar pessoal. Na cultura japonesa, o segredo da longevidade e da boa forma é simples: basta caminhar. Luiz Fernando Lukas, profissional de Educação Física, explica que a caminhada japonesa propõe alternar a intensidade e o ritmo dentro de um tempo definido. Essa prática que vem ganhando destaque por seus benefícios à saúde. Lukas explica ainda que, diferente da caminhada tradicional, essa técnica foca na variação de intensidade, promovendo não apenas o condicionamento físico, mas também o bem-estar mental.
“Por ter mais intensidade, a caminhada japonesa exige mais esforço cardiovascular em menos tempo, o que a torna extremamente eficiente. Melhora os níveis de pressão arterial e, assim, reduz o risco de acidentes cardiovasculares, melhora a pressão arterial, colesterol, glicemia, e a força nas pernas, resultando também na melhora na capacidade aeróbica. A modalidade tem efeito também na saúde mental. Caminhar na natureza, especialmente depois de um dia estressante, contribui para melhorar o humor graças à liberação de endorfinas.” – destaca Luiz Fernando Lukas.
Quem tem problemas nas articulações, como dores no joelho, no quadril ou na lombar, quando caminha por longos períodos, pode agravar as dores. A caminhada japonesa, por ser mais curta, não sobrecarrega tanto as articulações.
A caminhada japonesa consiste em um primeiro ciclo de 3 a 5 minutos de caminhada leve e relaxada. Depois, intercale períodos de 3 minutos caminhando em ritmo moderado com 3 minutos em ritmo acelerado — como se estivesse com pressa para não se atrasar a uma reunião. Repita essa sequência durante 30 minutos, completando cinco ciclos de variação de ritmos. Para finalizar, caminhe lentamente por alguns minutos, permitindo que o corpo se recupere.
LUIZ FERNANDO LUKAS – PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - @luizfernandolukas - https://www.instagram.com/luizfernandolukas/
Commentaires