top of page
agenciamaster20027

Bairros de Caxias continuam debaixo d'água após temporal



Temporal
O bairro do Pilar reflete uma tragédia anunciada. A região ficou completamente debaixo d'água

Por: Cesar Moutinho


Três dias após o temporal que atingiu o Rio e cidades da Baixada Fluminense, deixando ao menos 12 mortos, ao menos quatro bairros de Duque de Caxias continuam debaixo d'água nesta quarta-feira (17). O município está em situação de calamidade em vários pontos.

Em algumas regiões, o deslocamento só pode ser feito de barco. Os bairros mais atingidos são Pilar, Amapá e Vila Urussaí. Moradores têm dificuldades de entrar ou sair de casa. Muitos perderam tudo.


A Prefeitura de Duque de Caxias informou que a cidade, que amanhaceu em estágio de alerta, retornou às 8h30 ao estágio de observação devido à redução dos acumulados de chuva nas últimas 24 horas. A região está em estado de alerta, pois há previsão de pancadas de chuvas a partir de sexta-feira.

 
Bairro do Amapá 

 

Moradores do bairro do Amapá, continuam debaixo d'água. "Estamos impossibilitados de entrar em nossas casas para salvar o que restou - comentou Larissa Albuquerque. Nunca vi nada parecido como esse evento trágico das chuvas dos últimos quatro dias. Os principais portões de entradas do bairro é impossível passar devido aos bolsões d'águas existentes no caminho. Famílias interiras tiveram que sair de suas casas em caráter de emergência.  Estamos isolados. Nenhuma ação da prefeitura foi feita até o momento: seja para abrigar os moradores o desobstruir as principais vias e facilitar o acesso dos moradores as residências. Todavia, salvamos a  nossa pele, estamos vivos.  Agora é reconstruir o que perdemos". lamentou Larissa.

 

Bairro Figueira

 

No bairro Figueira a obra do Canal Calombé com o objetivo de evitar enchentes na região em dias de chuva forte foi o grande vilão desta vez, segundo Geralda Correia. "Moro aqui há mais de 40 anos e minha casa nunca encheu, dessa vez encheu, por conta dessa obra que já acumula mais de ano em andamento, a coisa piorou. As paredes de concretos na beira do Canal Calombé formou-se uma barragem permitindo que a água da chuva invadisse ruas e casas do bairro, triste", Comentou Geralda.

 

Bairro Pilar

 

O bairro do Pilar reflete uma tragédia anunciada. A região ficou completamente debaixo d'água. Construções de imóveis em áreas de risco e inapropriadas, aterros em áreas indevidas, a falta permanente de dragagem e micro dragagem do Rio Sarapuí, descarte deseducado do lixo, são os principais fatores do caos ocorrido pelas fortes chuvas que caíram no último final de semana. As imagens repetidamente mostradas pela emissoras de tv deixava evidente que toda região se transformara numa imensa bacia cheia d'água. Famílias inteiras perderam praticamente tudo.

 

O município de Duque de Caxias foi a região mais atingida pelo temporal. Três pessoas morreram; sendos duas por descargas elétricas e uma afogada. A prefeitura informou que 267 pessoas estão desabrigadas e 645 estão desalojadas. Foram instalados sete postos de apoio para abrigar às vítimas, distribuir roupas e alimentação. Para reconstruir a vida, centenas de pessoas dormiram na fila para receber a senha do "Cartão Recomeçar". Concluindo, a prefeitura de Duque de Caxias, afirma que já foram investidos mais de R$ 300 milhões no combate às enchentes no município.

 

Os interessados em ajudar as vítimas das chuvas podem acessar: paraquemdoar.com.br

 

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page