Por: Carlos Henrique Sacramento dos Santos
O termo gestão pública designa um campo do conhecimento e de trabalho relacionado às instituições e/ou organizações onde a missão profícua é de interesse público abrangendo áreas como: Recursos Humanos, Finanças Públicas, Politicas Públicas entre outras.
O futuro da gestão pública no Brasil esta ancorado na eficiência, eficácia, profissionalismo e protagonismo dos seus principais atores que são os servidores públicos das três esferas do poder.
Esse futuro esta inserido num contexto bem mais amplo de mudança de paradigma administrativo passando da administração burocrática para a administração gerencial.
Segundo o Caderno Mare nº 12 (Brasil, 1999) “A administração pública gerencial busca responder tanto às novas circunstancias do mundo atual, em que estão sendo revistos os papéis e as formas de atuação do Estado, bem como atender às exigências das democracias de massa contemporâneas, em que a funcionalidade e o poder das burocracias estatais têm sido crescentemente questionados.”
Podemos afirmar que a descentralização politica transferindo recursos e atribuições para níveis regionais e locais; descentralização administrativa por meio da delegação de competências aos administradores públicos os transformando em gerentes crescentes autônomos; formatação organizacional com poucos níveis hierárquicos ao invés de estruturas unitárias monolíticas e que aceita competições conflitantes; confiança limitada substituindo a desconfiança total em relação aos funcionários e dirigentes; posterior controle de resultados ao invés de controle rígido dos processos administrativos e administração focada no atendimento do cidadão com abertura para o controle social são as principais diretrizes de uma administração gerencial. Esta abordagem renova paradigmas da administração pública brasileira exigindo a procura de práticas e métodos novos na gestão e a construção de um Programa de Qualidade no Serviço Público alinhado com as novas respostas onde as instituições públicas efetuem o foco nos resultados, atenção ao cidadão seu maior cliente e principalmente a valorização do servidor público.
Vale ratificar que os exemplos de bons gestores públicos nos últimos anos teve um aumento gradual e estes gestores passaram a adotar praticas modernas de gestão obtendo impressionantes resultados dissociado das ideologias politicas que tanto dificultam o crescimento desta nação continental. Estes gestores seguem a metodologia Kaizen que é alicerçada na contínua melhora da vida de forma geral bem como no trabalho do gestor público privilegiando um ambiente de trabalho humanizado apoiando as ideias construtivas de seus colaboradores visando à melhoria da produtividade.
Gestores públicos talentosos e inovadores proporcionam oportunidades direcionadas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade de forma plena. Urge a busca pela conscientização dos servidores públicos com o fito em propiciar melhores condições de labor e assim prestar um serviço de excelência aos cidadãos os maiores e mais importantes clientes. A primazia da gestão pública é conseguir que os agentes públicos alcancem os objetivos organizacionais, individuais e dos cidadãos.
O futuro da gestão pública no Brasil perpassa na capacitação contínua de seus servidores, humanização do ambiente de trabalho, valorização dos servidores, alto grau de funcionalidade direcionado para realização dos objetivos propostos e a visão global focada em oferecer um serviço de melhor qualidade para sociedade. O resultado final para este gestor público é o atendimento total das demandas ao ponto que a politica pública seja plena impactando na melhoria substancial da qualidade de vida bem como na geração do bem comum. Solucionando os desafios do presente fundamentalmente construiremos um futuro ideal para gestão publica neste país continental.
“Sem o acompanhamento criterioso pela população, não há politica pública saudável.” Ex-ministro da Defesa Celso Amorim
Carlos Henrique Sacramento dos Santos
*Subinspetor da Guarda Municipal da cidade do Rio de Janeiro
*Graduado em Gestão de Recursos Humanos – CRA nº 03-01608
*Pós-graduado em Administração Pública (CEPERJ/UERJ)
*Pós-graduado em Segurança Pública (FAVENI)
*Pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira (FAVENI)
*Jornalista (MTPS) sob nº 0038863/RJ
*Pós-graduado em Jornalismo (FAVENI)
*Pós-graduado em Ciências Criminais (FAVENI)
*Observador Militar da ONU sob nº 435684594
*Extensão Universitária em Planejamento e Gestão Municipal de Segurança Pública – com Ênfase em Comando de Guardas Municipal-CESDH
*Extensão Universitária SUPERA (UNIFESP)
*Extensão Universitária em Prevenção ao uso de Drogas (UFSC)
*Educador Policial do Programa de Educação Policial Continuada – CESD/PEPCEX das Faculdades Integradas IPEP
Comments