Por: Cesar Moutinho (Índio da Mangueira)
"A idade não importa, a cor da pele não interessa. Se tem perna torta se tem perna certa para saber se tem samba na veia. Samba veio de longe, hoje está na cidade, hoje está na aldeia. Nasceu no passado, está no presente. Quem samba uma vez, samba eternamente". Assim cantava Candeia da Portela, demonstrando ao som da melodia, algumas das particularidade da música negra nomeadamente, o samba. É factual que nos primórdios da humanidade, a dança foi a primeira forma de comunicação. Seria eu desonesto comigo mesmo não exaltar por onde quer que eu vá, a Dança do Samba, como fonte de interatividade, fonte de saúde, bem como, qualquer outro tipo de dança. A dança pode ser um excelente substituto na busca por uma melhor saúde física e mental para quem resiste à ginástica, musculação e atividades esportivas, em geral. Repetidos estudos confirmam que, além dos benefícios estéticos, funcionais e terapêuticos, dançar regularmente também contribui para uma respiração melhor. Estudiosos confirmam que saúde de ouvido, nariz e garganta tem a ver com a prática da dança, tendo nela, um instrumento valioso no que refere à prevenção de doenças que afetam as vias aéreas; inclusive as alergias. Contudo, é preciso estimular às pessoas a exercitarem o corpo por meio da dança. Salve a Dança do Samba.
A prática regular de atividades físicas, como é o caso da dança, auxilia na prevenção e no tratamento de crises respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Isso porque ela atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório. Dançar faz bem a saúde.
Dentre esses fatores, dançar mantém o controle de peso, melhora da qualidade do sono e aumento da força dos músculos envolvidos na respiração. Especialmente em casos de alergias respiratórias, há inúmeros trabalhos que evidenciam a diminuição progressiva do desconforto e das manifestações alérgicas, à medida em que os pacientes aumentam sua resistência física e tolerância aos exercícios. Não importa qual seja a dança, dance, a dança é um santo remédio, inclusive para relações humanas, humor e auto estima. Portanto, fica a dica: Não deixe de sacudir o esqueleto. Ah...não posso esquecer de exaltar a minha aldeia, às vésperas de começar os ensaios da minha Estação Primeira de Mangueira. Bem! em Verde (esperança) e Rosa (amor), fica uma mensagem da dança do meu samba. "Quando o tempo avisar, o meu subconsciente continuará sambando". "O amor é amar". Até a próxima se Deus quiser.
Comments